quinta-feira, novembro 08, 2007

Tricolores deveriam torcer para o Flamengo

Reza a lenda do futebol que a seleção Alemã, na Copa de 74, foi fria o suficiente para perder propositalmente o jogo contra a Alemanha Oriental por 1 a 0, assim evitando cair no grupo de Brasil e Holanda na segunda fase da Copa. Isso, é bom lembrar, jogando em casa, para sua torcida.

Os germânicos escaparam de um grupo mais forte e só foram enfrentar - e vencer - o bicho-papão da Laranja Mecânica na final da competição. Tudo em nome do título.

Segundo pesquisas na internet e nas comunidades do clube no Orkut, a maioria dos tricolores torce para que o time perca para Santos e Palmeiras e evite que o Fla vá para a Libertadores, vingando-se assim de outra notória lenda do futebol: de que o Flamengo entregou um jogo, em casa, para o Bahia no Brasileiro de 96 (1x0 Bahia), o que acabou "rebaixando" o Fluminense.

Não deixa de ser fato que a escalação do Flamengo para aquele jogo foi estranha, a começar pelo goleiro, que era a 3a opção do clube. Também é fato que o técnico do urubu na época, o mesmo Joel de hoje, tinha saído do Flu de forma turbulenta no ano anterior e dizia que o clube "lhe devia dinheiro". Assim como o rubro-negro, sua torcida e seu presidente, Kleber Leite, se ressentiam ainda da amarga derrota no Fla-Flu decisivo de 95, o lendário jogo do gol de barriga.

Mas mesmo assim, e mesmo que o Flamengo tenha entregue o jogo, o Flu caiu por sua própria ruindade, além de ter sido vastamente prejudicado pelas arbitragens (não por acaso contaminadas pelo caso 1-0-0 do Ivens Mendes). Não foi o Fla que derrubou o tricolor, assim como, se o Flamengo não for à Libertadores, deverá isso ao seu ridículo desempenho fora de casa no Campeonato (com 3 vitórias em 18 jogos), digno de corar torcedor do Olaria. Perder pro Palmeiras e pro Santos pode não adiantar nada.

Voltando à frieza germânica. Caros tricolores, pensem rápido: onde é mais fácil o Fluminense pontuar: jogando com o Flamengo no Maracanã ou com o Grêmio no Olímpico? E com o Palmeiras no Palestra? E com o River Plate no Monumental?

Os números não mentem: nos últimos 12 Fla-Flus foram 6 vitórias tricolores, 4 empates e apenas 2 derrotas. Por outro lado, o Fluminense não ganha do Grêmio desde 2005, quando venceu por 1x0 no Olímpico. Contra o Palmeiras é ainda pior: não ganha desde 2001, quando meteu 6x2 lá no Palestra.

A Libertadores é uma competição de jogos ida-e-volta, em sua maioria no mata-mata, e ter o privilégio de enfrentar um adversário em duas partidas num campo neutro é infinitamente melhor do que jogar fora de casa. Claro que Fla-Flu é Fla-FLu, o clássico mais imponderável da Terra, mas pensando com a mais pura frieza alemã, dos que ainda têm chance de Libertadores no Brasileirão, o Flamengo é o melhor candidato que um tricolor pode querer para uma vaga.

Que o Flu faça o possível para vencer. Para os que ainda querem "vingança", tudo a seu tempo. Kleber e Joel podem pagar depois.

4 comentários:

Daniel F. Silva disse...

Os tricolores querem se vingar de alguém? Vinguem-se do Palmeiras, que os tirou da Libertadores de 2006.

:-)

Anônimo disse...

Só um lance, Cid: o desempenho do Flamengo dentro de casa, por sua vez, é um dos melhores deste campeonato...

PS: linka o site do Daniel, que a gente tá devendo há muuuito tempo...

Anônimo disse...

pois é, joao, mas eu entendi o ponto dele, nao tinha pq mencionar o otimo desempenho em casa, todo mundo já sabe disso. e mesmo com esse ótimo desempenho em casa, agora fazem falta aqueles pontos perdidos em empates no maracanã com inter, sport e botafogo, da derrota na estréia para o palmeiras... se a gente nao chegar, vai ser por esses jogos tbm

Cid Boechat disse...

Dentro de casa é bom, mas ganhar dentro de casa, na minha opinião, é obrigação num pontos corridos. Um time que só ganhou 3 fora de casa e tá brigando por Libertadores obviamente tem que ter uma campanha boa em casa ou estaria lá pra 15o.

O que não pode é só ganhar 3 jogos fora em 18. Se o Flamengo tivesse ganho 2 joguinhos a mais fora de casa já estaria na Libertadores.

Até o meu Flu, que tá jogando o Brasileiro em ritmo de treino, ganhou 6 ou 7 jogos fora.