sábado, outubro 20, 2007

Bandeirada para o gato mestre


Na iminência do primeiro campeonato de Fórmula I concorrido, com quatro candidatos reais ao título durante o ano e três até a última prova, em Interlagos, o Papo de Arquibancada entrevistou quem entende do assunto. Rodrigo Mattar, 35, mais conhecido como Mãozinha nas hostes ecoínas, fez a voz do gato mestre (lembram?), com seus improváveis e engraçados futebolísticos, e é comentarista de automobilismo do SporTV. O mais curioso é que o cara não dirie. Mas saca um bocado. Segue o papo com o camarada:

O Felipe Massa, sendo pole, ganha a corrida? E o Hamilton (107 pontos), largando à frente dos concorrentes (Fernando Alonso, 103, que busca o tricampeonato e Kimi Raikkonen, 100), vai fazer o quê para ser (o primeiro estreante) campeão? E o Felipe, leva de novo o GP do Brasil?

O Massa, se não fizer besteira, ganha a corrida, porque o Hamilton não vai ser burro de tentar ultrapassá-lo, porque correria o risco de bater e sair da corrida, que seria tudo o que o Alonso e o Raikkonen querem. O Hamilton vai ficar fazendo, como dizemos eu, Lito (Cavalcanti, tambem comentarista) e Reginaldo (Leme), " marcação homem-a-homem" no Raikkonen e no Alonoso, que vai ter uma missão muito mais difícil aora, que ficou em quarto, atrás do Raikkonen e do próprio Hamilton na largada. E nem vai ligar pro Massa [que, com 86 pontos, não tem chances de alcançá-los].

O que contribuiu mais para a posibilidade de o Hamilton ser o primeiro estreante campeão da Fórmula I? Ele que é realmente excelente ou qualquer bom piloto que pegasse a McLaren disputaria o título?

Não, ele é muito bom. Ele é surpreendente e pode ganhar de uma forma inédita, mas não dá para dizer que qualquer piloto bom ganharia a McLaren, tanto por ele ser realmente muito bom piloto, quanto por ser cria da equipe. Um alemão, por exemplo, poderia ter o apoio da Mercedes [que faz os motores], mas não da equipe como um todo, até porque ele é cria da McLaren, além de ser inglês. Tanto que isso surpreendeu o Alonso, que queria o De La Rosa (tamém espanhol) como segudo piloto e até pensou "ah, esse garoto é novo, não vai se meter", mas se deu mal nessa, quando viu os resultados. Acho até que o próprio Hamilton se surpreendeu.

O Alonso é bem brigão, não é?

Ele tem um temperamento difícil, mas neste caso tinha razão, porque foi chamado pela McLaren para ser o número um e, depois, eles colocaram um piloto inglês, da casa, e não deram o tratamento que ele esperava

Puxaram o tapete, de certa forma?


Sim. Até por isso, ele foi quem entregou o esquema de espionagem da McLaren, uma vez que recebeu as informações por e-mail.

E o Alonso, ganhando duas vezes com a Renault não tinha chance de ganhar de novo?

Não, porque a FIA estabeleceu pneu único para todas a equipes. Então, a Renault, que tinha o melhor pneu, da Michelin, perdeu, porque a Michelin se recusou a entrar nessa concorrência por um único pneu e saiu da competição. E a Renault parou de ter esse diferencial positivo.

O que você pensa dessa proibição?

Cara, é uma burrice, porque, primeiro, as equipes investem US$ 13 bilhões por ano com patrocínios e publicidade. Tirando os vários fabricantes de pneus, é menos um. Segundo, porque a guerra tecnológica sempre uma das características que dão graça, competitividade à Fórmula I. É besteira tirar isso.

As chances do Hamilton ser campeão aumentam em quanto com ele largando à frente dos dois concorrentes?

Eu diria... Em, pelo menos, uns 20%. Se ele não fizer besteira e não tiver problemas com o carro, o que é pouco provável, ganha, até porque é muito difícil ultrapassar hoje em dia na FI.

O que tem ele e o que têm o Alonso e o Raikkonen para tentarem erguer o troféu?


Olha, mais uma vantagem pro Felipe Massa ganhar a corrida de Interlagos é que a pista tem muitas retas e o carro da Ferrari anda melhor nelas, mais rápido. O que favorece a dificílima missão do Raikkonen também. Ele [Massa] teve problemas neste ano em pistas mais complicadas e cheias de curvas, como em Mônaco e na Hungria. O carro da McLaren não andou tão rápido, mas foi muto mais regular, então você pode ver que os erros do Alonso e do Hamilton foram deles próprios. O Hamilton só não ganha se fizer besteira ou tiver azar demais. O Alonso, se ganhar, o que está difícil, precisa torcer para o Hamilton estar duas posições atrás e o Raikkonen precisa de uma combinação monstra de resultados, é muito, mas muito difcíl...

O Felipe Massa foi prejudicado por problemas da equipe? Ele pode ser campeão, na sua opinião, no ano que vem?

Sim, a Ferrari apresentou problemas, como no câmbio ou na troca de pneus, problemas que a colocaram atrás da McLaren, que não corre tanto nas retas, mas foi muito mais regular. Como piloto, ele é bom, mas precisa melhorar o desempenho na chuva. Não digo para chegar ao nível do Senna, porque é complicado pilotar na chuva tão bem quanto ele, mas para, neste ponto, chegar ao nível do Hamilton, do Raikkonen e, notadamente, do Alonso, que o ultrapassou no GP da Europa porque estava chovendo e, então, correu muito mais, de forma que o Massa não teve como segurar e foi, indiscutivelmente, ultrapassado. Mas, melhorando esse ponto, ele compete para ser campeão no ano que vem sim.

E o Nelsinho Piquet? Ele corre ano que vem? E vinga? Podemos ter dois brasileiros novamente brigando pelo título, como Senna e Piquet??

Acho que sim. Com boa chance da Williams, que não é mais aquele super carro de 15, 20 anos atrás, mas vai competir para ser a quarta equipe da temporada e parece que ele é realmente bom.

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