quinta-feira, maio 10, 2007

Espaço alugado no fim do sonho rubro-negro

O resumo da eliminação do Flamengo na Libertadores agora há pouco fica por conta do comentário de meu amigo Rafael Roldão, estudante de jornalismo e ex-jogador de futsal, que nos deu o furo (com trocadilho, por favor) da semana passada sobre o racha-Fla - notícia, aliás, publicada, com algumas diferenças, um dia depois pelo JB (depois de abrir o link, clique duas vezes na setinha para virar as páginas e ler). Concordo com 90% do que ele diz. Depois, volto dizendo do que discordo:

De imediato, pra evitar protestos, vou àquilo que foi mais gritante na partida. O Flamengo sentiu na pele o que é sofrer com erros da arbitragem. Dessa vez, erros que ganharam destaque pela forma sucessiva com que aconteceram. O juíz Héctor Baldassi permitiu que os Uruguaios usassem e abusassem da violência e da catimba. Deu segmento ao jogo quando deveria pará-lo devido a faltas violentas dos jogadores do Defênsor e parou a partida ao enxergar faltas inexistentes dos jogadores do Flamengo. Não deu o devido acréscimo. Não distribuiu cartões amarelos como deveria. Os dois pênaltis não marcados, um em cima de Paulo Sérgio outro em Renato Augusto, de todos os lances são os que mais me permitem relevar a decisão da arbitragem. Foram jogadas quase na linha de fundo e Baldassi tinha a visão encoberta.

***************

Bruno merece um busto de bronze na Gávea.

***************

Apesar da fragilidade do adversário, o Flamengo não fez uma grande partida. Jogou na base da raça para compensar as evidentes deficiências, a exemplo dos últimos jogos do rubro-negro. Sobretudo no segundo-tempo, jogou de forma desordenada. Não criou grandes oportunidades de gol e se não fossem por dois belos chutes de Renato, que nessa partida voltou a jogar bem depois de algum tempo de atuações ruins, teria saído do Maracanã com um resultado ainda pior.

***************

Pro flamenguista, pior do que não ter Obina deve ser ter que ver Souza e Roni no ataque. O Fla precisa com urgência procurar um parceiro de ataque para jogar ao lado do atacante baiano no Brasileirão.

***************

Ney Franco mexeu mal no time. Além de fazer com que o seu time criasse menos, conseguiu a façanha de deixar o Flamengo vulnerável frente a um adversário muito fraco. Pra mim, o mineiro não tem competencia pra ser treinador do Flamengo.

**************

Após acertar aquele belíssimo petardo contra o Botafogo, Renato Augusto mostrou que ainda não se livrou da velha deficiência. Não acertou um único chute a gol na partida. Todo cuidado é pouco com o jovem jogador que tem muito a dar para o clube
da Gávea.


Voltei

O ataque do Flamengo, longe de ser uma dupla Romário & Bebeto, não é notavelmente ruim, embora tenha deficiências. Discordo de que Ney Franco não tenha competência para dirigir o Flamengo. Cometeu um erro hoje, ao sacar Clayton que, desta vez, vinha bem e pôr em campo Paulo Sérgio - ainda que tendo sofrido o segundo pênalti, ambos não marcados, muito jovem, em seus 17 anos para entrar na situação em que se encontrava o jogo.

Com mais um atacante, mas sem Clayton, que roubava a bola e criava, o Flamengo perdeu o meio de campo, em posse de bola e criação. Deixou de chegar ao ataque com a bola dominada, o que vinha proporcionando suas chances de gol, principalmente em chutes de fora de área, como o do segundo gol, ambos de Renato. E passou a perdê-la, dando ao Defensor o que ele não havia tido em nenhum momento até então: posse de bola e chances de gol, algumas delas claras, que só não sepultaram as chances rubro-negras mais cedo graças a (mais) uma atuação irrepreensível do goleiro Bruno.

Rafael chamou o time uruguaio de Defênsor de sacanagem. A Globo não cometeu este erro hoje na transmisão, mas diversos veículos o fizeram, em suas coberturas, pronunciando o nome da equipe como se fosse o de um time ingl~es. O mais curioso é que a palavra Defênsor não existe em nenhum idioma, nem em inglês. Quem acompanha a Premier League (ou foi além do begginner do Yázigi) sabe que Defensor na língua da rainha se escreve 'defender'.

PS: E o Grêmio venceu o São Paulo e passou. Ê timinho copeiro...

Nenhum comentário: