segunda-feira, setembro 10, 2007

Antes da hora



Está escrito, podem ler aqui. Em 23 de Julho este blog dizia que o Botafogo jogava o melhor futebol no Brasil (na época, era verdade), mas também afirmava que o time precisava ainda convencer, pois não conseguia ganhar fora de casa. Muita coisa aconteceu desde então. O Botafogo, é verdade, venceu o Atlético-MG no Mineirão, mas o time hoje é só um rascunho do que já foi. Contusões, confusões, doping, erros de arbitragem, tudo parece ter jogado contra e pode ser apontado como a causa da queda de produção. Mas o grande pecado alvinegro foi atingir o ápice muito cedo no Brasileirão. O clube começou arrasador, com um índice de aproveitamento altíssimo, mas apenas os mais fanáticos realmente acreditavam que o Botafogo manteria aquele pique durante as 38 rodadas. Nenhum elenco, por melhor que seja, mantém. E isso nos leva ao...

São Paulo é campeão?

Ao contrário do Botafogo, o São Paulo começou o Brasileiro numa tremenda meia-boca. Vinha de uma goleada vergonhosa na semifinal do Paulista, fora eliminado pelo Grêmio na Libertadores e Muricy estava por um fio. Mas o carrancudo técnico sãopaulino fez o que todo bom treinador faz com um time limitado e desarrumado: ajeitou primeiro a defesa. Fez isso tão bem que até agora o tricolor paulista só levou sete (!) gols no campeonato. O ataque não é nenhuma maravilha, mas funciona suficientemente pra fazer o SPFC ganhar os pontos que precisa. Ainda mais agora, que Dagoberto começou a jogar bola.

Pode-se dizer que o São Paulo joga feio, retrancado, é faltoso, é eficiente, é moderno, é atrasado... tudo depende do seu ponto de vista. Mas uma coisa é clara: um time que vence o Botafogo no Maracanã, o Grêmio no Olímpico, o Vasco em São Januário, entre outros grandes resultados, merece ser líder disparado. Ao contrário do Botafogo, o São Paulo cresceu na hora certa.

Longe de casa

Outro time que não joga bem fora é o Flamengo. Mas dos quinze jogos que tem pela frente, fará dez no Maracanã. Escapará do rebaixamento com folga.

Onze pontos...

...são, mais ou menos, o que separam o Fluminense de se garantir na série A para 2008. Sem chances de ser campeão, isso é tudo que ainda importa pro clube das Laranjeiras no campeonato.

Um comentário:

Anônimo disse...

As apostas do Papo de Arquibancada estão sempre se confirmando. É Afonso, é o Botafogo brochando...

Deveríamos jogar na Mega Sena, Cid