segunda-feira, dezembro 17, 2007

A função social do drible

Amigo meu, dia desses, incluiu o Coelho - é, aquele da porrada do Kerlon - na seleção do Brasileiro. Para ele, o lateral-direito atleticano era um "herói" por um motivo bastante peculiar: teria ensinado o jogador do Cruzeiro a não dar mais aquele drible, que, frente a defensores mais truculentos poderia deixá-lo com alguma contusão bem mais grave. Mais ou menos o mesmo argumento do rei dos animais e técnico do Galo no dia seguinte.

Na tentativa de reforçar sua idéia, meu amigo aind tascou que o drible da foca era "ineficiente". Ora, então, bastaria o Coelho roubar a bola, como fez o Obina em umjogo seguinte.

São dois argumentos interessantes. Primeiro, o que há nas regras do futebol que permita a algum jogador usar as faltas para "orientar" ou "disciplinar" os dribles dos adversários, como se fossem um CFJ* do futebol?

Segundo, o que, nas mesmas regras, restringe dribles considerados "ineficientes"? Dá o que pensar tal idéia,imaginem um eventual Índice de Eficiência do Drible. Seria mais ou menos como a "função social da terra", aquele critério tão claro quanto a água da praia de Ramos que oganizações políticas enrustidas como "movimentos sociais" usam para invadir a fazenda alheia.

Coelho é um herói, tanto quanto João Pedro Stédile e Bruno Maranhão. Pode liderar o MST (Movimento os Sem-Talento) na regulação e fiscalização de qual drible pode e qual drible não pode.

*Conselho Federal de Jornalismo, troço que sindicalistas da CUT inventaram para "orietar, fiscalizar e disciplinar" os jornalistas, sob os critérios deles, é claro, e convenceram um deputado evangélico a apresentar como projeto de lei em 2004. Felizmente, não vingou.

Um comentário:

Anônimo disse...

o obina não tomou a bola do kerlon, deixou ele passar, e o proprio kerlon fez merda quando pôs a bola no chão e a perdeu para qualquer q fosse o mulambo q estava na frente dele na hora, não lembro se era fábio luciano, ronaldo angelim, thiago sales, cristian ou qualquer um desses busuntas.

tbm acho esse argumento de "drible eficiente" ridículo. como o drible do kerlon não é eficiente? é dificílimo de roubar a bola dele desse jeito. e qualquer drible, por mais "provocador" que seja, é eficiente... não acaba gerando uma falta e às vezes até expulsão do jogador adversário? se isso não é eficiência, não sei o que é

aí, joão, tá empolgado pra ver o fla jogar no revolucionário esquema 0-10-0 no ano que vem? :P