terça-feira, janeiro 22, 2008

Copa Africana começa em passos de elefante


A febre amarela não é única coisa que tem no Brasil e também na África. Por lá, eles jogam bola também, embora geralmente um pouco mais para cima, ou seja, na Europa. A cada dois anos, deixam o veloz futebol europeu e desfalcam seus times para jogar a Copa Africana das Nações. E deixam por lá a velocidade.

Pelo menos foi essa a impressão que passou o jogo de hoje em que a Costa do Marfim venceu a Nigéria por 1 a 0. A despeito do golaço de Kalou, a partida foi lenta com os times parecendo, inclusive, sentir o calor de seu continente, em relação ao rigoroso inverno da Europa, onde jogam quase todos os prinmcipais jogadores. Se Kalou marcou, seu parceiro de Chelsea, Didier Drogba, pouco tocou na bola.

Do outro lado, a Nigéria nem de longe lembrava a gloriosa seleção campeã olímpica de 1996, ao vencer Brasil e Argentina nem a da Copa de 98, que eliminou a Espanha de Raul e a Bulgária de Stoitchcov. Kanu - ele mesmo - estava lá, mas apenas para fazer figura em campo. Após enfrentar problemas cardíacos, já não é mais o mesmo jogador. No outro jogo do grupo, Mali venceu Benin - que se preparou no Rio - por 1 a 0.

Pelo grupo A, a dona de casa Gana estreou vencendo a Guiné por 2 a 1, enquanto que os marroquinos enfiaram 5 a 1 na Namíbia, que, sem nenhuma tradição, já fez bastante em chegar à final final da competição.

Nenhum comentário: