domingo, janeiro 20, 2008

Copa Africana tem grupo da morte

A Copa das Nações Africanas começa hoje com um grupo da morte: o D, que reúne Tunísia, Senegal, Angola e África do Sul, todas participantes de Copas do Mundo recente, algumas com boas campanhas, como Senegal em 2002 e até a África do Sul no mesmo ano - mesmo eliminada no número de gols. Vale destacar também a boa defesa angolana em 2006.

A dona da casa, Gana - que na última Copa do Mundo eliminou a República Tcheca - é favorita no grupo A, tendo a tradição de Marrocos e a crescente Guiné como principais adversárias. A Namíbia, país com menor densidade demográfica do mundo, por ficar em grande parte no deserto do Kalahari, é um zebra difícil de entender como chegou à fase final.

No grupo B, o azarão Mali e a zebrona Benin tentam superar a ultrafavoritas Nigéria e Costa do Marfim, enquanto que no C Egito, Camarões, de Eto'o, devem ter mais dificuldades contra a Zâmbia do que contra o Sudão.

A Copa Africana de Nações ocorre a cada dois anos (!) e quem não gosta são os times europeus, que perdem vários jogadores. O esquema é o mesmo da Euro. Os dois primeiros passa às quartas-de-final e daí por diante.

A wikipedia tem um arquivo interessante das disputas, desde 1957.

Nenhum comentário: