quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Eight Miles High

Meu amigo e colega de site Cid Boechat alfineta o Flamengo pelo fato de o Santos ter vencido em sua estréia apesar da altitude de 2.500 metros, de Pasto, na Colômbia, "sem nenhum jogador precisar do balão de oxigênio".

Faria sentido se 2.500 fossem iguais aos 3.760, em que o Fla empatou com o Real Potosí, da Bolívia. Mas não são. A diferença é muita grande. São 1.260 metros, mais de um quilômetro a mais de altitude. Mais de 50% de subida, falando em termos de proporção.

Tentar equipará-las é como se o próprio Cid, que mede 1,93 metro disputasse uma jogada aérea com o centroavante do Liverpool Peter Crouch - que tem 2,02 metros. A não ser que, por alguma boa razão, ele estivesse bem mais alto quando escreveu seu post...

Tanto é que a cidade colombiana de Pasto ainda estaria dentro do limite de altitude permitido pela Fifa, caso ela sancionasse um limite, que seria de 2.800. Potosí ainda ficaria bem acima.

Para ler ao som dos Byrds

6 comentários:

Anônimo disse...

Só mesmo um idiota como o Cid Boechat pra tentar fazer algum tipo de comparação entre os problemas enfrentados por Santos e Flamengo em seus jogos nos morros de Pasto e Potosí. Agora, a sua comparação, João Pequeno, também não foi das melhores, pois a diferença entre Crouch e o Cid é quase que insignificante (menos de 10 centímetros). Melhor seria se você comparasse o Cid com o Madson, do Vasco. Aí sim, seria covardia.

Anônimo disse...

Tem razão, César, o João Pequeno errou na comparação dele. A diferença entre Potosí e Pasto é como a distância entre a sua educação, chamando uma pessoa que você não conhece de idiota, com a de qualquer pessoa tenha recebido um mínimo em casa: gigantesca. Opinião se discorda ou concorda. Agressão verbal é lamentável em qualquer aspecto e é a primeira prova de falta de argumento. Sua "raivinha" é o típico comportamento que gera estereótipos sobre a torcida rubro-negra. Por favor não faça sua nação passar vergonha. Abraços.

Anônimo disse...

Caro César, não vou te chamar de idiota, até porque te conheço tanto quanto você conhece o Cid - ou seja, nada. Mas chamar nove centímetros de "insignificante" em jogadas aéreas já significa que entende bem menos de futebol do que ele.

Anônimo disse...

Caro Cid: o termo idiota só pode ser considerado ofensivo se desta forma ele for colocado. Não foi o caso. Quis me referir a alguém tolo, sem um mínimo de noção, que acha que 2500 é a mesma coisa que 3760. De qualquer forma, peço desculpas, da mesma forma que gostaria que você se desculpasse pelo seu comentário sobre a minha educação, esta sim, da qual você nada conhece. Além disso, independentemente do que você julgue sobre mim, não o estenda a nação rubronegra, da qual faço parte mas não represento. Respondo por mim, não pelos outros. Esclarecido ?

Anônimo disse...

Caro João: continuo achando que 9 centímetros são insignificantes. Talvez você, que se acha tão entendido em futebol, não saiba, mas existe uma coisa muito utilizada em treinamentos chamada impulsão. Já ouviu falar ? Pois é. Quem é mais baixo que o chamado normal, principalmente para zagueiro, treina isto à exaustão, enquanto que quem é grande, pouco ou nada liga para isto, pois fica achando que só o fato de já ser mais alto que o normal o fará levar alguma vantagem. Aí, quando ocorrem disputas em bolas aéreas, na maioria das vezes os Davis se sobrepõem aos Golias. Tem ainda aquele velho ditado, que este eu sei que você conhece: tamanho não é documento. Se isto não bastar para você, vai aí uma pequena comparação percentual: a altitude de Pasto em relação à Potosí é 33,51% menor e a altura do Cid em relação ao Crouch é apenas 4,45% menor. Estamos aí, cara. A discussão é saudável. O que seria do amarelo se todos gostassem do azul ? Quanto ao termo idiota que usei contra o nobre Cid, dê uma olhada no meu post anterior. Acho que está tudo esclarecido.

Anônimo disse...

Gostaria de saber quando o Cid irá se retratar sobre o que falou a respeito de minha educação, pois creio que já esclareci tudo que foi por mim escrito. Eu fiz a minha parte, educado que sou, me retratando mesmo sem ter tido a intenção de ofendê-lo. Seria de bom tom que, apenas por educação, o senhor Cid fizesse o mesmo, pois ele sim, de fato, me ofendeu.