segunda-feira, março 05, 2007

Independentemente do resultado...




... do segundo jogo final da Taça Guanabara, na quarta-feira, e sem desmerecer o trabalho do técnico Alfredo Sampaio e dosa dispostos jogadores do tricolor subrubano, time 'grande' que perde duas partidas seguidas para o Madureira não pode ser campeão de nada.

Poste

Quando, ainda estudando na Escola de Comunicação da UFRJ, jogava peladas no campo da Praia Vermelha, se ficava na zaga escolhia sempre marcar o Miguel. Não por que fosse o adversário mais perigoso. Pelo contrário.

Um ex-bom atacante que, embora mais novo do que eu, transformou-se precocemente em exemplo de atleta dedicado apenas ao halterocopismo, o que redundou em um uma silhueta arredondada e na velocidade correspondente a ela. Mais fácil de marcar, assim como o Souza por Odvan e Leo Fortunato, uma zaga não tão jovem assim.

Um grande time, de fato



Quem merece o status de time grande mesmo é o Jaraguá do Sul, de futsal. Com craques como Falcão, Valdin e Márcio, a equipe catarinense fez o que se espera de um time grande. Não deu chance a adversários menores. Primeiro, foi o Universo, de Pernambuco, na semifinal. Depois, o Petrópolis, que mesmo sendo o melhor time do Rio há uns bons cinco anos não resistiu na final. No intervalo, ambos já perdiam por 4 a 0, com verdadeiros shows de bola nos aspectos técnico, tático, de criatividade e de velocidade.

Mesmo pisando no freio nas segundas etapas, o Jaraguá venceu a semifinal por 5 x 2 e a final por 6 x 1. Nesta, destacou-se o goleiro Tiago, que marcou o primeiro gol e fez com a mão o lançamento para o segundo, abrindo caminho para o pentacampeonato consecutivo da Taça Brasil de Futsal.

Ele joga muito e dá uma dica do que pode ser o futuro do esporte: o uso cada vez mais comum de goleiros como jogadores de linha pode vir a fazer com a habilidade com os pés venha a ser um pré-requisito para os goleiros em médio prazo, estabelecendo-os de vez como jogadores de dupla função - o velho beque-quíper das peladas.

Um comentário:

Prof. Francês disse...

Goleiro que não sabe jogar com o pé tá fora de qualquer time grande de Futsal.

O Petrópolis fez seu papel. Revelou bons nomes para o Brasil, como marcinho e Café. Este último convocado para a seleção.